sábado, 5 de junho de 2010

O Ensino da escrita de textos

Esta aula teve como ponto de partida o aproveitamento de um momento rico em diálogo, no qual os alunos, entusiasticamente, relatavam as suas vivências e os costumes carnavalescos da sua freguesia.



Aproveitando estes momentos partiu-se para a planificação, focando a máxima atenção nesta primeira fase.










Dedicou-se alguns momentos à recolha e registo de palavras relacionadas com o tema (chuva de palavras).






Depois os alunos , individualmente, preencheram uma ficha de suporte à planificação e iniciaram a segunda fase: organização textual a partir dos dados anteriormente recolhidos.
Esta segunda fase consistia em imaginar uma história.







Cada aluno leu o seu trabalho para os colegas e ilustrou a sua história.









Na sexta-feira, dedicou-se à revisão dos textos, tendo como finalidade o seu aperfeiçoamento. Fazendo-se a revisão textual de dois textos, parágrafo a parágrafo, e a respectiva correcção ortográfica.
Esta forma de corrigir os textos revelou-se crucial para aperfeiçoamento da escrita textual, pois os alunos têm uma atitude activa, reflectindo sobre o erro e procurando a resposta correcta para cada situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário